

M.Sc. Maria das Graças da Silva
Psicanalista - SBPSP
Psicóloga - CRP 115445 - 6a. Região
A analista do PsyCare, tem uma formação eclética:
Graduada em psicologia, privilegiou inicialmente a abordagem terapêutica baseada na Análise do Comportamento. Com a qual realizou trabalhos clínicos, tanto em consultório particular como em atendimento à comunidade, apoiando o atendimento a pacientes de UBS.
Tem Especialização em Saúde Mental e Clínica Social, cujos estudos abordavam desde o tratamento psiquiátrico/medicamentoso, psicológico e multidisciplinar de quadros clínicos e psiquiátricos graves como esquizofrenia, bipolaridade, bem como outros relacionados a transtornos alimentares, dependências químicas, insônia e outros transtornos desencadeados por situações sociais potencialmente graves tais como: Racismo, Homofobia, Transfobia, Xenofobia, etc.
Possui também Mestrado em Intervenção em Sistemas e Terapia Familiar e de Casal. Com consistente experiência em atender casais e família, tanto no Brasil quanto no exterior. Conta com experiência oferta de consultoria em sistemas empresariais para investigar e intervir na organização, na busca de produzir indicadores de êxito, tais como um melhor nível de produtividade e melhora na qualidade da vida organizacional.
Participa de um processo contínuo de Formação em Psicanálise pelo Instituto Durval Marcondes, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, filiada à Associação Psicanalítica Internacional - IPA. Possui experiência em atendimentos individuais com abordagem psicanalítica.
Psicoterapia - Minha Abordagem
A modalidade de psicoterapia se dá pelo modelo psicanalítico, no qual, segundo Freud, em sua execução, pesquisa e tratamento coincidem.
As sessões terapêuticas se caracterizam por encontros onde os dois, em parceria, por meio de uma conversa, investigam, refletem, ponderam e encontram sentido para as questões da vida do paciente que se apresentam na sessão.
Para além disso está o posicionamento ético da analista, identificada com as seguintes palavras do criador da psicanalise:
“Recusamo-nos, da maneira mais enfática, a transformar um paciente, que se coloca em nossas mãos em busca de auxílio, em nossa propriedade privada, a decidir por ele o seu destino, a impor-lhe os nossos próprios ideais, e, com o orgulho de um Criador, a formá-lo à nossa própria imagem (…)Isso porque consegui ajudar pessoas com as quais nada tinha em comum - nem raça, nem educação, nem posição social, nem perspectiva de vida em geral -sem afetar sua individualidade.” Freud
